Como Ser Um Professor De Ebd Dinâmico

ebd

Ser professor de EBD é uma tarefa ao mesmo tempo muito complexa e de muita responsabilidade,mas também muito gratificante.

Você é responsável por tornar alguém melhor, acrescentar conhecimento a vida das pessoas e fazer com que elas se tornem pessoas melhores e mais bem preparadas. Bons professores são aqueles que marcam para sempre a vida do aluno.

Isso já é algo incrível, o simples fato de ser professor, é algo que deve ser um verdadeiro orgulho, mas estamos aqui falando de ser Professor da Escola Bíblica Dominical, ou conhecida como EBD, e essa é uma tarefa que exige ainda mais responsabilidade, mas também é ainda mais gratificante e edificadora.

Você é responsável por não só passar conhecimentos que vão tornar aquela pessoa melhor, você é responsável por fazer isso através da fé cristã e isso é algo que não tem preço.

A fé cristã é responsável por salvar as pessoas do pecado e levá-las para o caminho de Deus, então estamos não só falando de um bem para aquele indivíduo como também um bem para toda a humanidade.

Pregar a palavra de Deus e todos os seus conhecimentos para novas gerações, afim de sempre renovar a fé e manter a religião cristã viva, é uma tarefa de muita responsabilidade e que deve ser  feita com cautela, mas também com uma dose de dinamismo.

Isso porque muitas vezes esse é assunto pode ser muito complexo e denso para ser explicado e se não for feito da maneira mais próxima possível de seus alunos, esse conhecimento não chegará aos seus destinos.

Aqui estou escrevendo esse artigo para ajudar com algumas dicas de como ser um professor de EBD mais dinâmico e que vai se aproximar mais dos alunos para que eles captem todo o conhecimento que você está passando. Tornando isso algo muito mais leve, mas sem perder todo seu caráter de importância. Confira a seguir.

Fale a língua dos seus alunos

Ser dinâmico quer dizer que você estará mais próximo dos alunos, não será uma aula daquelas em que você vai lá na frente e fala durante horas e os alunos só esperam, eles não podem ser agentes passivos nesse estudo tão importante, eles precisam ser agentes ativos para que consigam captar toda a mensagem.

O primeiro passo para isso é tornar sua linguagem mais próxima deles, muitas vezes a palavra de Deus possui uma linguagem mais complexa, aqui a tarefa é traduzir tudo isso para que eles consigam captar tudo.

Faça os alunos participarem

Como disse os alunos precisam ser agentes ativos, para isso é importante que você chame eles para participar da aula. Pergunte o que eles estão entendendo e qual a opinião deles, proponha debates e dinâmicas para que o conhecimento seja fixado e também entendido de forma mais lúdica e participativa.

Cada vez menos as aulas de forma passiva têm conseguido atrair a atenção dos alunos, por isso é importante se aproximar ao máximo deles com uma aula mais dinâmica e que tudo isso marque a vida deles para sempre.

Antonio Oliveira Carvalho

Antonio Oliveira é Bacharel em Teologia pela FACETEN e Evangelista pela Convenção Das Assembleias de Deus no Estado do Tocantins.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *