Como Criar um Esboço de Sermão

Ser um pregador pode exigir mais habilidades do que qualquer fiel pode imaginar, mas isso jamais deve lhe impedir de dividir com os outros a sua palavra e, por isso, resolvemos escrever este texto.

Já percebemos que fazer um sermão pode tirar o sono de muitos fiéis, e por isso hoje resolvemos te ajudar! Chega de nervosismo! Para isso, vamos te ensinar como fazer um esboço ideal para o sermão perfeito.

Para começar, algumas habilidades terão que ser ensaiadas, mas não se preocupe, pois com um bom treino você irá tirar isso de letra e perceberá que tendo um esboço tudo fica bem mais fácil!

Entenda como se faz um esboço e como isso pode ser mais fácil do que você imaginava!

#1 Siga a estrutura do sermão

Geralmente, quando falamos sobre criar um sermão, existe uma estrutura que deve ser seguida. Para te ajudar, observe atentamente a explicação sobre cada item:

1- Tema e título da mensagem: Aqui você tem que colocar o assunto ou o nome do sermão. Importante ser apenas em poucas palavras e estar totalmente relacionado ao assunto.

2- Texto base: O texto base é um texto bíblico que você irá usar para basear o seu sermão, isso porque textos bíblicos sempre têm outros como base – o que torna importante até para não fugir do tema.

3- Introdução: Como todos os tipos de introdução, nesse tópico você irá – de forma resumida – falar sobre o que diz o seu sermão, assim como argumentos e a sua “posição” em relação ao assunto.

4- Tópicos: Os tópicos geralmente variam até três e eles são as divisões do tema, que ajudam o pregador a não se perder e conduzir o assunto da forma mais coesa possível.

5 – Ilustração: As ilustrações são facultativas e ilustrativas, dessa forma através de imagens irão mostrar mais sobre as histórias.

7- Conclusão: Para finalizar, é importante você deixar os ensinamentos finais sobre o seu sermão.

Com essa simples estrutura você irá perceber que montar um esboço pode ser mais simples do que você pensa!

#2 Seja simples e claro, não importa o assunto

Durante a construção do esboço, seja simples e claro! Afinal, você não está falando apenas para pessoas que têm os mesmos conhecimentos que você, e, além do mais, há crianças e idosos, que precisam de mais explicações.

Por isso, use sempre palavras simples e seja o mais claro possível!

#3 Treine o esboço depois de pronto

Aproveite o esboço do seu sermão e treine com ele sempre que possível!

Isso fará com que você esteja mais preparado e até poderá ver se ele realmente está pronto ou merece ainda alguns reparos. Quando se trata de textos, nunca é demais ler e reler!

Deu para perceber que criar um esboço pode ser bem mais fácil do que parece, não é mesmo? Você só precisa ter muita atenção e conhecimento sobre o que está falando.

Seguindo todas essas dicas, com certeza o processo ficará bem mais fácil e você logo irá dominar essa técnica.

Antonio Oliveira Carvalho

Antonio Oliveira é Bacharel em Teologia pela FACETEN e Evangelista pela Convenção Das Assembleias de Deus no Estado do Tocantins.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *