Como Ensinar Crianças Cristãs

Ensinar crianças cristãs no mundo em que vivemos está cada dia mais difícil: As famílias vêm sendo desgastadas e, algumas vezes, destruídas por uma rotina materialista, que busca apenas o bem pessoal e se esquece das pessoas que nos rodeiam.

As crianças começam a ser resultado de uma visão distantes da fé cristã e dos conceitos morais e dos bons costumes. É cada dia mais difícil conseguir educar uma criança dentro dos preceitos de Jesus, considerando as fortes influências  sofridas no dia a dia fora de casa
.

Porém, as crianças são aquilo que elas enxergam do mundo. Dessa forma, elas são o reflexo de quem as educam, de quem mais convive com elas e passam algo para seguir em frente. Por isso, as influências durante a infância são determinantes para o que elas serão no futuro.

Ensinar com exemplos

O primeiro grande passo para ensinar uma criança a ser cristã é ter pais e uma família que segue o cristianismo na prática. É comum encontrar pais que tentam passar ensinamentos que não praticam para seus filhos.

Se não houver uma visão clara sobre o assunto, se a criança não perceber como agir de maneira cristã na prática, ela não conseguirá seguir o que é falado.

Ninguém aprende apenas com a teoria. A prática é fundamental para que o ensinamento entre na cabeça e se torne um hábito bom de seguir, não uma obrigação teórica. Por isso, se o desejo é ter crianças que sigam a Jesus, é necessário que elas possam ver que aquilo é bom, que é a melhor coisa a se fazer.

Estímulos

É visível que as crianças precisam se sentir motivadas para que consigam desenvolver tudo o que é ensinado. Por isso, mostrar os benefícios de seguir essa linha de pensamento cristã é essencial. A criança, como qualquer ser humano, precisa saber que o que ela fizer refletirá no seu futuro.

Dessa forma, estimular as crianças a terem bons atos, refletirem sobre seus erros e realizarem feitos que não prejudiquem os outros, são um bom começo para implantar um pensamento cristão que poderá ser levado pelas futuras gerações de sua família.

As crianças precisam se sentir confortáveis com a escolha de serem cristãs, para elas, isso não pode se tornar um peso, mas precisa ser algo prazeroso.

Trabalho pedagógico

Ensinar  o cristianismo a uma criança deve funcionar como um trabalho pedagógico, o mesmo passado para as crianças nas escolas, mas com o viés diferente.

Trabalhar o lado cristão de forma lúdica, interativa e divertida fará com que elas entendam seus benefícios e queiram seguir de forma espontânea aquilo que é passado para elas.

Músicas, histórias, conteúdos interativos, jogos, brincadeiras, tudo isso associado ao universo cristão no qual Jesus busca novos seguidores, novas vidas para servir de inspiração. A melhor maneira de se viver inteiramente a vida cristã, de uma maneira leve, no qual os problemas são superados pela fé e que o bem está acima de todas as forças que podem rondar o universo em que vivemos.

É assim que deve ser passado o ensinamento cristão, de forma simplificada e atrativa para as crianças.

Antonio Oliveira Carvalho

Antonio Oliveira é Bacharel em Teologia pela FACETEN e Evangelista pela Convenção Das Assembleias de Deus no Estado do Tocantins.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *